Feira de Março 2011

Feira de Março 2011

II Passeio Tertuliano

II Passeio Tertuliano
II Dá-lhe ar e bta passear...




Expofacic Cantenhede

Expofacic Cantenhede




I Passeio Tertuliano

I Passeio Tertuliano
Dá-lhe ar e bota passear...

Thursday, February 01, 2007


Pois bem, a Real Tertúlia dos Sete tem andado em recuperação. A última das nossas reuniões teve um final trágico para muitos de nós. O efeito pode viu-se em muitos dos sanitários da região centro e certamente que alguns fora dela.

Para além da explicação mais técnica que abaixo poderão ler, eu depois de muito pensar retirei algumas lições deste episódio:

1ª Cantanhede é uma terra a "desariscar" do mapa tertúliano. Deixa o pessoal mal disposto.

2ª A segunda conclusão é algo mais grave e que agradeço que todos percam algum tempo a reflectir sobre ela. A Tertúlia já se reuniu algumas vezes e nunca nada os aconteceu, mas houve um dia em que nós abusámos. Perguntam voces pq? Quem é que teve a ideia de meter Sras nestas coisas das tertúlias, a Real Tertúlia dos Sete é uma coisa para Homens de barba rija. De certeza que foi um mau olhado que acabou por ditar tamanho sacrifico para alguns de nós como consequência daquele almoço.

Caros Tertúlianos, por favor reflictam sobre isto. Não devemos cair nos mesmos erros.

(Estes comentários não pretende ferir susceptibilidades)


Para quem tem curiosidade sobre estas coisas podem ler o texto abaixo, retirado de um sitio na net:

Intoxicação por salmonela

As bactérias do tipo salmonela são a causa mais freqüente de intoxicação alimentar. Elas contaminam todos os tipos de carne usados na nossa alimentação, antes mesmo de o animal ser abatido. Depois que um animal é contaminado pela salmonela, ele se torna portador e propagador da bactéria, pois, como ela é eliminada junto com as fezes, o solo e a água usados pelo animal também ficam contaminados, afetando outros animais. Os métodos modernos de cultivo intensivo, utilizado atualmente nas fazendas, também facilitam a disseminação da salmonela e, em geral, a infecção não chega a ser descoberta porque os animais afetados quase nunca mostram sinais de doença. Depois, quando o animal doente é enviado ao matadouro para ser abatido , outros animais ficam expostos aos germes, principalmente quando as normas de higiêne são negligenciadas. Como é praticamente impossível distinguir entre carne sadia e contaminada pela salmonela, a carne infectada acaba sendo comercializada da maneira habitual.O cozimento completo da carne contaminada, seja em casa, seja por meio de processamento industrial do produto, destrói totalmente as bactérias nocivas, exceto nos casos de carne descontaminada volta a entrar em contato com outras carnes infectadas pela salmonela. Existe perigo toda vez que a carne não é cozida durante o tempo necessário e a uma temperatura suficiente alta para matar a salmonela. Isso acontece, por exemplo, com as aves congeladas antes de serem levadas ao fogo. Se uma galinha ou um peru grandes forem assados a uma temperatura demasiado baixa, de modo que o calor não chegue a atingir o centro da ave, há uma grande possibilidade de que as bactérias sobrevivam. Nesse caso, elas continuarão a se reproduzir e contaminarão todo o resto da carne, tornando-a inadequada para o consumo. Por isso deve-se tomar muito cuidado com os frangos grelhados habitualmente vendidos em rotisserias, porque são assados a temperatura muito baixas, insuficientes para exterminar as bactérias. A intoxicação por salmonelas também pode ser provocada pela clara de ovo que, depois de se tornar contaminada, passa por processo de desidratação, ou congelamento e é utilizada, sem cozimento, para coberturas e recheios de bolo.

1 comment:

Anonymous said...

Gostava de saber o porquê de tanta arrogância para com as senhoras. Eu, em defesa dos direitos das mulheres, venho por este meio informar a vossas excelências que a ideia de irem as senhoras foi puramente e somente dos tertulianos. Aliás... a única reunião comestível dos tertulianos ( só homens) , que eu saiba, é só no dia 30 de Abril.Cumprimentos meus à família.